Fale conosco
Sites relacionados
Rio de Janeiro



Para chegar ao Rio de Janeiro

Via aérea
Dois aeroportos facilitam o acesso ao Rio. O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Antônio Carlos Jobim (do Galeão), a 20 km do centro, recebe vôos das principais cidades do Brasil e do mundo. O Aeroporto Santos Dumont, localizado na Baía de Guanabara e próximo ao centro, funciona apenas para vôos domésticos.

Via rodoviária
A partir de São Paulo: BR-116 (rodovia Presidente Dutra) ou BR-101 (rodovia Rio-Santos). A partir de Belo Horizonte: BR 040. A partir de Salvador: BR-101 ou BR-324/BR-116/BR-393/BR-040.

Para chegar ao sambódromo

O sambódromo está localizado na rua Marquês de Sapucaí, na Cidade Nova. O início da passarela faz confluência com a avenida Presidente Vargas, na altura da praça Onze, e o seu final é na rua Frei Caneca.

A melhor maneira de chegar ao sambódromo é saber a localização do setor para o qual foi comprado o ingresso, assim o folião chegará com mais facilidade ao seu destino:

Setores pares
Táxi - há empresas pré-definidas para atender os setores pares. As tarifas são cobradas com bandeira dois ou preço combinado com o passageiro para a ida ao sambódromo e preço tabelado para a saída.

Metrô - Segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Transportes, ainda não foi definido o horário de funcionamento do metrô nos dias de folia. De qualquer ponto que se parta a descida é na estação praça Onze. Saindo da estação, o folião deve virar duas vezes à direita, seguindo em frente para o Setor 2. Depois, deve pegar a rua Carmo Neto até a avenida Salvador de Sá, se os setores forem o 4 ou o 6. Logo o Sambódromo estará à vista e diversas placas indicam a entrada para os setores.

Setores ímpares
Táxi - da mesma forma que do lado par, há empresas especiais para atender aos setores ímpares, com tarifas pré-definidas. Para quem sai da Zona Sul, o melhor trajeto é via túnel Santa Bárbara, e da Zona Norte, pela rua Itapiru. Em ambos os casos, o táxi deve passar sobre o viaduto São Sebastião que segue paralelo ao sambódromo, onde o passageiro saltará. Logo se avistarão as placas indicativas para a entrada de cada setor.

Metrô - saindo da Zona Norte ou da Zona Sul, a estação de descida é a Central. O folião deve seguir a pé até o sambódromo, cujo trajeto é longo, de aproximadamente 700 metros, passando junto dos carros alegóricos das escolas e do Terreirão do Samba. Segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Transportes, ainda não foi definido o horário de funcionamento do metrô nos dias de folia

Ônibus - saindo da Zona Sul ou da Zona Norte é preciso certificar-se de que a linha esteja passando por cima do viaduto São Sebastião, porque durante o Carnaval os trajetos de muitas linhas de ônibus são alterados. Os esquemas de trânsito ainda não foram divulgados pela Secretaria Municipal de Transportes.

* Informações fornecidas pela Embratur e Riotur.

Telefones úteis
Como se vestir
O que levar
Como evitar a ressaca
Dicas de maquiagem
Pontos turísticos
Restaurantes
Bares e cafés
Lazer e cultura
Noite