Fale conosco
Sites relacionados
Salvador
Quarta, 21 de fevereiro de 2007, 01h02  Atualizada às 04h49
Zeca Pagodinho e Bateria da Grande Rio "puxam" trio de Gil
 
Alexsandra Bentemuller
Direto de Salvador
 
Antonio Reis/Especial para Terra
Zeca Pagodinho abre show no Expresso 2222 com  Incandeia
Zeca Pagodinho abre show no Expresso 2222 com Incandeia
 Últimas de Salvador
» Meryl Streep ganha flor, presente e beijo no Festival de Berlim
» Ivete desce do trio e canta com a galera no Arrastão
» Nívea Stelmann curte o Carnaval no bloco Ara Ketu
» Bahia tem dia de Sapucaí com escola de samba do Rio
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O cantor Gilberto Gil, ministro da Cultura, dividiu o comando do trio elétrico independente Expresso 2222, sem cordas, com o sambista Zeca Pagodinho e mais de 150 integrantes da bateria da escola de samba Grande Rio. "Temos aqui no Carnaval o samba carioca, o samba brasileiro, o samba mundial", disse Gil.

Veja a foto ampliada
Veja mais fotos
Confira letras do Zeca Pagodinho
Confira letras do Gilberto Gil
Confira letras da Alcione
Mande sua foto da folia!

Juntos, eles colocaram os foliões para sambar durante passagem do trio pelo circuito Barra-Ondina. No chão, baiana, passistas e porta-bandeira levaram um pouco da festa do Rio para as ruas de Salvador. "Não existem fronteiras no mapa cultural. O samba é nosso, o axé é nosso, o frevo é nosso", gritou o ministro-cantor.

Em frente ao camarote de Daniela Mercury, Gil bem que tentou cantar um de seus sucessos, mas foi impedido por uma platéia que gritava o nome de Zeca Pagodinho. Logo que pegou o microfone, o sambista foi ovacionado por uma multidão, que acompanhou o bloco do ministro da Cultura por todo o circuito Barra-Ondina. "Alô Salvador", gritou Pagodinho.

Em seguida, Zeca Pagodinho arrancou dos foliões um entusiasmado coro de Incandeia, Judia de mim, Quando eu contar (Iaiá) e Bagaço da laranja, clássicos de seu repertório.

Gil também recebeu em seu trio elétrico Alcione Preta e Arlindo Cruz. A Marrom cantou Não Deixe o Samba Morrer e Meu Ébano, enquanto o ator Ailton Graça dava sua contribuição ao exibir todo seu samba no pé. Preta Gil e Regina Casé também estavam entre os convidados.

"O Rio de Janeiro veio aqui para ver o que é bom e para mostrar o que é bom. Quero ver o baiano que está acostumado a sambar para frente, sambar para trás", brincou a atriz Regina Casé.

O cantor da Grande Rio, Vander Pires, puxou o samba-enredo de sua escola, que desfilou domingo na Sapucaí com o enredo Caxias, o Caminho do Progresso, o Retrato do Brasil, uma homenagem à cidade de Duque de Caxias.

O Expresso 2222 foi idealizado pelo ministro da Cultura em 1999 e atualmente é comandado pela mulher dele, Flora Gil. Este ano, o Carnaval de Salvador faz uma homenagem ao samba. O compositor Riachão é o símbolo da folia.


 
Redação Terra