Fale conosco
Sites relacionados
Rio de Janeiro
Terça, 20 de fevereiro de 2007, 02h41  Atualizada às 05h50
Imperatriz relembra Chacrinha e leva bacalhau
 
Ernani Alves
Direto da Sapucaí
 
EFE
Passista samba homenagem a Chacrinha pela Imperatriz
Passista samba homenagem a Chacrinha pela Imperatriz
Enquete
Qual a nota que você dá para o desfile da Imperatriz Leopoldinense?
6
7
8
9
10

 Últimas de Rio de Janeiro
» CORREÇÃO: Beija-Flor conquista quarto título no século XXI
» Grazi Massafera previu queda na Sapucaí
» Piovani vira diabinha em camarote no Rio
» Beija-Flor exibe sua supremacia no desfile das campeãs
Busca
Busque outras notícias no Terra:

Com o enredo Teresinhaaa, uhuhuuu! Vocês querem bacalhau?, a Imperatriz Leopoldinense, contou a história desse peixe, desde a origem na região nórdica até a mesa dos brasileiros, e homenageou Abelardo Barbosa, o Chacrinha, e a Noruega. A escola, que recebeu R$ 1 milhão de patrocínio do Conselho Norueguês da Pesca, foi a quinta a desfilar nesse segundo dia pelo Grupo Especial do Rio de Janeiro.

Veja fotos de Luciana Gimenez
Veja fotos do desfile
Luciana Gimenez chega com cabelo cheio de alho
Confira o samba-enredo da Imperatriz Leopoldinense
Mande sua foto da folia!

A primeira parte do desfile trouxe fantasias que retrataram as águas geladas. A comissão de frente da escola foi encenada por bailarinos representando criaturas metade homem, metade bacalhau. O carro abre-alas O Velho Guerreiro, amigo do bacalhau homenageou Chacrinha, com passistas vestidas como "chacretes" e uma estátua gigante do apresentador.

Muitas alegorias e fantasias representaram um choque entre o calor e o frio. A referência se justificou pela crença nórdica de que o mundo foi criado desse choque. O enredo explicou ainda que o bacalhau seria um presente dos deuses. Animais citados na mitologia nórdica foram tema de duas alas, como o bode, companheiro do deus do trovão Thor; e os lobos guardiões de Odin, deus supremo da mitologia.

A verde e branco terminou apresentando o bloco carnavalesco Bacalhau do Batata, que agita Olinda na Quarta-Feira de Cinzas. Um boneco de 10 metros representou o garçom Isaias, fundador do bloco. Fantasias retrataram a folia do frevo e do maracatu.

Musa
A apresentadora Luciana Gimenez foi à avenida como rainha de bateria da Imperatriz. Ela chegou para desfilar com o cabelo besuntado de alho pelo maquiador. Segundo ela, o objetivo era espantar o mau olhado. Luciana chamou a atenção da torcida em frente à ala, com uma biquíni dourado com detalhes em azul e plumas brancas e azuis.

A Imperatriz levou para a avenida 3,5 mil componentes em 37 alas. O desfile contou ainda com sete carros alegóricos e seis destaques. Este ano a Imperatriz Leopoldinense tenta seu 10º título.

Em 2006, a escola ficou em 9º lugar com o enredo Um por todos e todos por um. O último título da escola veio em 2001 com o tema Cana-caiana, cana roxa, cana fita, cana preta, amarela, Pernambuco... Quero vê descê o suco, na pancada do ganzá.
 

Redação Terra