Fale conosco
Sites relacionados
Rio de Janeiro
Terça, 20 de fevereiro de 2007, 01h28  Atualizada às 08h06
Portela leva o Pan do Rio à Sapucaí
 
Ernani Alves
Direto da Sapucaí
 
Reuters
Abre-alas da Portela levou a tradicional águia da escola
Abre-alas da Portela levou a tradicional águia da escola
Enquete
Qual a nota que você dá para o desfile da Portela?
6
7
8
9
10

 Últimas de Rio de Janeiro
» CORREÇÃO: Beija-Flor conquista quarto título no século XXI
» Grazi Massafera previu queda na Sapucaí
» Piovani vira diabinha em camarote no Rio
» Beija-Flor exibe sua supremacia no desfile das campeãs
Busca
Busque outras notícias no Terra:

Quarta escola a desfilar na madrugada desta terça-feira pelo Grupo Especial do Rio de Janeiro, a Portela aproveitou o ano dos Jogos Pan-Americanos do Rio para fazer enredo esportivo, com o tema Os Deuses do Olimpo na terra do Carnaval; Uma festa dos esportes da saúde e da beleza. A apresentação contou com o apoio de R$ 1,8 milhão de patrocínio do Ministério dos Esportes.

Veja foto ampliada
Veja fotos das musas
Veja fotos do desfile
Adriana Bombom é "medalha de ouro" da Portela
Confira o samba-enredo da Portela
Mande sua foto da folia!

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, acompanharam a apresentação. "Acredito que hoje é a festa de abertura popular dos Jogos Pan-Americanos. Para nós, é uma ação promocional, serão 60 países e milhões de pessoas do mundo todo acompanhando o esporte brasileiro e o Pan através do desfile da Portela", afirmou o ministro dos Esportes.

Vários atletas marcaram presença, como Robson Caetano, Daiane dos Santos, Diego e Daniele Hypólito. Os dois irmãos ginastas vieram fazendo exercícios olímpicos sobre um carro. A participação da ginasta Daiane levantou as arquibancadas, quando a atleta repetiu algumas de suas acrobacias.

A escola levou ainda uma série de medalhistas olímpicos e pan-americanos, como Giovane e Jaqueline (vôlei) e Ricardo Prado (natação).

Evolução
A Portela preparou oito alegorias e 31 alas. No abre alas, a tradicional águia foi coberta por um milhão de micro lâmpadas. Além de ser o símbolo da azul e branco, ela representou a ave sagrada de Zeus, o grande deus do Olímpo.

A comissão de frente da Portela fez uma mescla de movimentos do samba com gesto de modalidades esportivas. Quatro colunas gregas completaram o efeito visual da abertura do desfile.

Diversas alegorias levaram esportistas praticando diferentes modalidades. Em um dos carros, skatistas e patinadores davam piruetas em uma rampa em "U", conhecida como "half pipe".

O carro da velha guarda fez um encontro da escola com a Grécia. A alegoria levou o nome de Deuses da Portela e do Olimpo. Metade era azul e branco e a outra metade, dourado. Monarco, Tia Surica e Paulinho da Viola foram alguns dos "deuses" da escola.

Musa
A rainha da bateria da Portela, Adriana Bombom, entrou na avenida com fantasia dourada, representando a medalha de ouro. Ela havia chegado atrasada à concentração da escola e se aborreceu com as perguntas da imprensa sobre o motivo. Após negar o atraso duas vezes, ela admitiu que houve demora para que fosse colocada a asa da fantasia. A rainha rezou em frente às câmeras, momentos antes de entrar na avenida, segundo O Dia.

Com agências
 

Redação Terra