Fale conosco
Sites relacionados
Salvador
Segunda, 19 de fevereiro de 2007, 16h30  Atualizada às 19h04
Bloco diz que Carnaval vai além das pernas de Ivete
 
Vagner Magalhães
Direto de Salvador
 
Antônio Reis/Especial para Terra
Para presidente do grupo Afro, Carnaval de Salvador vai além de Ivete Sangalo
Para presidente do grupo Afro, Carnaval de Salvador vai além de Ivete Sangalo
 Últimas de Salvador
» Meryl Streep ganha flor, presente e beijo no Festival de Berlim
» Ivete desce do trio e canta com a galera no Arrastão
» Nívea Stelmann curte o Carnaval no bloco Ara Ketu
» Bahia tem dia de Sapucaí com escola de samba do Rio
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Nos últimos anos, as críticas à elitização do Carnaval baiano ganham corpo. A multiplicação de camarotes - este ano um deles está instalado sobre a areia da praia -, a segregação entre os com e sem-abadás e a exploração da mão de obra barata da festa estão no centro do debate público.

Bloco coloca trio à venda para pagar dívidas
Confira letras de Ivete Sangalo!
Mande sua foto da folia!

O que era uma festa popular, é cada vez mais excludente. Quem tem dinheiro e influência se ajeita nos melhores espaços, enquanto os demais se espremem na periferia da festa.

Para o artista plástico e presidente do Cortejo Afro, Alberto Pita, a festa de Salvador "não pode se limitar às pernas grossas de Ivete Sangalo".

"Banda Eva, Camaleão, Asa de Águia, Ivete. Essa gente pode fazer coisas e não faz. Não se pode limitar o Carnaval às pernas grossas de Ivete Sangalo. Ela é minha amiga, diz que sempre acha linda a nossa apresentação. É uma sofisticada retórica, porém, ninguém nunca pergunta como é que pode ajudar", diz.

Carlinhos Brown, que promete levar hoje 30 mil pessoas no seu "Pipoção", é favorável à cobrança de direito de arena por parte dos blocos.

"O que fazemos aqui é uma apresentação e seria interessante que recebêssemos pelo uso da nossa imagem. Isso seria muito interessante e os blocos não precisariam ficar mendigando verbas. Seria a democratização do Carnaval."
 

Redação Terra