Fale conosco
Sites relacionados
Rio de Janeiro
Domingo, 18 de fevereiro de 2007, 21h10  Atualizada às 01h40
Estácio de Sá reedita sucesso para voltar ao topo
 
Ernani Alves
Direto da Sapucaí
 
EFE
Modelo entrou na avenida como destaque, no alto de um dos carros
Modelo entrou na avenida como destaque, no alto de um dos carros
 Últimas de Rio de Janeiro
» CORREÇÃO: Beija-Flor conquista quarto título no século XXI
» Grazi Massafera previu queda na Sapucaí
» Piovani vira diabinha em camarote no Rio
» Beija-Flor exibe sua supremacia no desfile das campeãs
Busca
Busque outras notícias no Terra:

A Estácio de Sá foi a primeira escola a se apresentar, na noite deste domingo, abrindo o desfile do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Após nove anos, a agremiação voltou à elite do samba reeditando um enredo famoso de 1987: O Tititi do Sapoti. Apesar da popularidade que o samba conquistou, a escola ficou em quarto lugar na primeira apresentação.

Veja foto ampliada!
Confira as belas!
Veja mais fotos!
Alessandra Mattos exibe boa forma na Sapucaí
Carro da Estácio teve problemas na Sapucaí
Confira o samba-enredo da Estácio de Sá
Mande sua foto da folia!

A escola levou para a avenida sete carros para contar mais uma vez a história da fruta que virou chiclete.

Evolução
O desfile começou retratando as antigas civilizações do México, onde o sapoti foi encontrado pelos colonizadores espanhóis. Seis totens vieram na frente do abre-alas com objetivo de exibir a grandeza da arquitetura dos Astecas e Maias.

A comissão de frente fez trocas de figurino durante a apresentação. Mascando chicletes, eles variaram entre motivos Astecas e Maias. Um pequeno templo asteca seguiu a comissão e serviu como "trocador" dos passistas.

Um grande leão articulado foi a alegoria principal do carro abre-alas Ta Cheirando a Sapoti que teve como destaques os ex-BBBs Kléber Bambam e Alan.

A Estácio mostrou como a fruta foi levada para a Europa e acabou chegando ao Brasil, trazida pela família real portuguesa. O terceiro carro representou a corte. A agremiação da região central do Rio de Janeiro também exaltou a aceitação do Sapoti pelos quatro cantos do mundo, principalmente no Oriente.

O sexto carro foi montado com um milhão de chicletes de verdade. A escola fechou o desfile com alas que apresentaram brincadeiras infantis, fazendo uma relação do chiclete com as crianças.

Musas
A madrinha Elaine Azevedo, chamou a atenção em frente à bateria, usando um biquíni dourado com adereços de penas azuis. A rainha de bateria, Alessandra Matos também foi uma das atrações principais da escola, com um biquíni também dourado, com detalhes e penas vermelhas. A atriz Carolina Ferraz, 38 anos, foi destaque da escola na avenida, ao lado de sua amiga, a estilista Lenny Niemeyer.

Acidentes
Um integrante da Estácio de Sá caiu do carro abre-alas antes da entrada na avenida. O folião foi levado para o hospital e deixou integrantes da escola preocupados. Outro integrante, da comissão de frente, também caiu durante a apresentação na frente das cabines de jurados. Isso pode acarretar perda de pontos.

A Estácio ganhou seu único campeonato pelo Grupo Especial em 1992, com o samba-enredo Paulicéia desvairada, 70 anos de modernismo.
 

Redação Terra