Fale conosco
Sites relacionados
Rio de Janeiro
Sexta, 16 de fevereiro de 2007, 14h15 
Rio terá esquema especial de trânsito no Carnaval
 
 Últimas de Rio de Janeiro
» CORREÇÃO: Beija-Flor conquista quarto título no século XXI
» Grazi Massafera previu queda na Sapucaí
» Piovani vira diabinha em camarote no Rio
» Beija-Flor exibe sua supremacia no desfile das campeãs
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Como acontece todos os anos, o centro do Rio de Janeiro terá um esquema especial de trânsito durante o Carnaval. A partir de sábado haverá 66 pontos de bloqueio de trânsito no entorno do Sambódromo e nos bairros do Catumbi, Estácio e Cidade Nova.

Mande sua foto da folia!

Só poderão ter acesso aos trechos bloqueados os veículos de moradores das ruas interditadas e os motoristas portadores de autorização de trânsito livre, fornecida pela prefeitura do Rio.

De acordo com o comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), tenente-coronel Luiz Alfaia dos Reis, as linhas de ônibus que circulam pelo centro do Rio utilizarão os corredores principais de trânsito, como a Avenida Presidente Vargas. Ainda segundo o BPTran, ao todo, 656 policiais, entre praças e oficiais, atuarão no policiamento de trânsito do estado durante o Carnaval.

A Polícia Civil também vai montar um posto da Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (Deat) no Sambódromo para registrar as ocorrências policiais na área.

Segundo a chefia de Polícia Civil, 150 policiais estarão de serviço na Passarela do Samba e serão instalados detectores de metais nas entradas para impedir o ingresso de pessoas com armas de fogo. Além disso, policiais bilíngües estarão nos principais pontos turísticos do Sambódromo e da cidade para atender os turistas estrangeiros.

Segundo o coronel Samuel Dionísio, chefe do Estado-Maior da Polícia, o efetivo de policiais na área da Marquês de Sapucaí será aumentado em 14%. "O policiamento não será feito de forma reativa. Tudo foi planejado com antecedência", afirmou o coronel.

Durante o Carnaval, a PM vai ocupar os morros do Complexo Santos Rodrigues - conjunto de comunidades carentes nas proximidades do Sambódromo. A medida visa dar tranqüilidade aos freqüentadores do Sambódromo e à população da região. O serviço telefônico 190 da PM funcionará normalmente no período de Carnaval.

O policiamento também será reforçado em outras áreas onde haverá eventos carnavalescos, como desfile de bandas e blocos e bailes carnavalescos. Estão previstos reforços, além do Sambódromo, na avenida Rio Branco, durante os desfiles de blocos, nos desfiles das escolas dos grupos C, D e E, na Estrada Intendente Magalhães, no Terreirão do Samba, na Cinelândia, na Lapa e em Madureira.

Outros 17 bairros das zonas Norte e Oeste também terão policiamento reforçado, por conta dos bailes populares de Carnaval. Segundo a PM, está prevista a realização de, pelo menos, 15 bailes populares por toda a cidade.

A Polícia Militar também preparou um esquema especial de policiamento para os jogos da Taça Guanabara que acontecerão neste sábado e na quarta-feira de Cinzas. Amanhã, jogarão Fluminense e Vasco, no Maracanã, às 18h10. Na próxima quarta-feira, será a primeira partida pelas semifinais, em horário ainda a ser definido, também no Maracanã. Para estes jogos, o Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) contará com um efetivo de 700 policiais.
 

Jornal do Brasil