Fale conosco
Sites relacionados
Rio de Janeiro
Sexta, 16 de fevereiro de 2007, 07h35 
Pesquisa: fluminenses vão passar Carnaval no Rio
 
 Últimas de Rio de Janeiro
» CORREÇÃO: Beija-Flor conquista quarto título no século XXI
» Grazi Massafera previu queda na Sapucaí
» Piovani vira diabinha em camarote no Rio
» Beija-Flor exibe sua supremacia no desfile das campeãs
Busca
Busque outras notícias no Terra:

A renovação do Carnaval de rua e o apagão aéreo influenciaram mais fluminenses a passar os dias de folia deste ano no Rio de Janeiro. Pesquisa da Fecomércio-RJ revela que 71% dos moradores da região metropolitana do Rio que vão ficar na cidade. É o maior percentual da série histórica, iniciada em 2002. Em paralelo, 71% dos que vão viajar escolheram alguma localidade do Estado para aproveitar o feriado.

Mande sua foto da folia!
Confira o Guia do Folião
Leia mais notícias em O Dia

Quem decidiu viajar, vai testar a paciência nas estradas. Isso porque o carro será o meio de transporte de 69,3% dos viajantes, seguido pelo ônibus, com 20,4% das preferências. Bem abaixo está o percentual dos que se deslocam de avião, apenas 8,8%. Vale ressaltar, porém, que este percentual cresceu na comparação com o do Carnaval de 2006, quando foi registrado 6,6%.

Além da expansão no uso de aviões, também cresceu, de um ano para o outro, a procura por navios como meio de transporte, de 0,3% para 1,7%.

Para não perder o costume, o carioca preferiu passar o feriado na praia. Como sempre a Região dos Lagos deve ficar lotada, já que vai receber 49,2% dos viajantes fluminenses. As cidades que mais atraem os turistas fluminenses são: Cabo Frio (14,4%), Rio das Ostras (6,9%), Saquarema (5,8%), Angra dos Reis (5,5%), Arraial do Cabo e Búzios, ambas com 4,1% das preferências.

Apesar da maior parte dos foliões ter decidido ficar no Rio, houve um aumento no percentual de pessoas que vão sair do Estado. Eram 26,6% em 2006 e agora serão 29,6%. Esse crescimento de 3 pontos percentuais na pretensão de realizar uma viagem mais longa puxou para cima a intenção de gastos dos pesquisados.

Gastos

Quem viajar neste Carnaval diz que vai gastar, em média, R$ 787,98. Um aumento em relação aos R$ 694,81 apurados no ano passado.

Entre os que vão sair do Rio de Janeiro, 8,8% vai para Minas Gerais, deixando a Bahia, destino de 5% dos fluminenses, em segundo lugar do ranking. Na terceira posição está o Estado de São Paulo (4,4%), seguido pelo Espírito Santo (4,1%). Apenas 1,4% dos viajantes vai para o exterior e a maior parte deles seguirá para a Argentina.

Segundo os entrevistados, os fatores que mais contaram na decisão sobre o destino no feriado foram: ter familiares ou conhecidos na cidade (27,6%), ter casa na cidade (23,8%) e a tranqüilidade do local (14,6%). Boa parte dos viajantes se hospedará em casas próprias ou alugadas (40,3%), outros 40,1% ficarão na casa de conhecidos ou familiares e 17,7% em hotéis ou pousadas.

A pesquisa foi realizada com 1326 pessoas, no dia 12 de fevereiro de 2007. A amostra foi composta de 49,2% de entrevistados do sexo masculino e 50,8% do feminino de várias idades, mas, principalmente, entre 21 e 30 anos e solteiros.


 
O Dia

© Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.