Fale conosco
Sites relacionados
Rio de Janeiro
Segunda, 12 de fevereiro de 2007, 17h43 
Blocos protestam por verba no Rio
 
 Últimas de Rio de Janeiro
» CORREÇÃO: Beija-Flor conquista quarto título no século XXI
» Grazi Massafera previu queda na Sapucaí
» Piovani vira diabinha em camarote no Rio
» Beija-Flor exibe sua supremacia no desfile das campeãs
Busca
Busque outras notícias no Terra:
A Liga Independente de Blocos de Embalo do Rio (Liberj) promete botar os blocos na rua nesta segunda-feira, em frente ao Palácio Guanabara, Laranjeiras, para protestar contra a suspensão na verba para as agremiações este ano.

Mande sua foto da folia!
Leia mais notícias de O Dia

Seus 21 blocos associados, entre eles o Bloco do Bigode, de Vila Isabel, e o Vai Quem Quer, do Catumbi, correm o risco de não desfilar na avenida Rio Branco, no Centro, por falta de recursos.

Segundo o presidente da Liberj, Hildeval Araújo, desde 2001 a associação era beneficiada com verba do estado, através do projeto "Carnaval do Rio, Blocos na Rua". Porém, este ano os recursos foram cortados sem nenhum aviso prévio.

Segundo a Secretaria Estadual de Cultura, serão destinados R$ 202.400 para beneficiar 36 blocos que cumpriram as exigências contratuais - registro na Receita Federal, certidão negativa de débito e prestação de contas.

A secretaria informou ainda que foram realizadas reuniões com a Liberj, onde as exigências para o recebimento da verba foram informadas. Já Hildeval afirma que os blocos possuem a documentação, mas que isso não lhes foi solicitado.

"Simplesmente cortaram (a verba) sem nenhum aviso e nos pegaram desprevinidos".

Ao saber do protesto, a secretaria informou que o processo de financiamento será reaberto nesta segunda e quem apresentar a documentação terá acesso aos recursos.

No domingo, o bloco Suvaco de Cristo desfilou duas horas antes do esperado pelas ruas do Jardim Botânico. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 3 mil pessoas participaram do evento.

Por volta das 15h o som já tinha sido desligado, mas nem a chuva conseguiu espantar os foliões, que continuaram a festa na Praça Santos Dumont.

Já o Blocão, bloco de carnaval para bichos de estimação, foi adiado por causa da chuva. O desfile foi transferido para dia 25, a partir das 15h, na avenida Atlântica, altura do Posto 6.
 

O Dia

© Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.