Fale conosco
Sites relacionados
Rio de Janeiro
Domingo, 11 de fevereiro de 2007, 14h06 
Em ano de Pan, esporte vai ao sambódromo de olho na Olimpíada
 
 Últimas de Rio de Janeiro
» CORREÇÃO: Beija-Flor conquista quarto título no século XXI
» Grazi Massafera previu queda na Sapucaí
» Piovani vira diabinha em camarote no Rio
» Beija-Flor exibe sua supremacia no desfile das campeãs
Busca
Busque outras notícias no Terra:
As autoridades esportivas brasileiras encaram o desfile de Carnaval da Portela sobre o esporte e a realização dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro, em julho, como uma das formas de promoção no exterior para trazer os Jogos Olímpicos de 2016 ao Brasil, afirmou um dos responsáveis pela escola de samba.

Para tanto, o Ministério do Esporte investiu 1,8 milhão de reais no enredo, que será apresentado na madrugada do dia 20 na Marques de Sapucaí, com direito a uma centena de atletas, uma ala inteira do comitê organizador do Pan e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman.

O carnavalesco Amarildo de Mello, parceiro de Cahê Rodrigues no comando do desfile da Portela, diz que o COB vê a iniciativa como uma importante peça de promoção dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

"Se até uma escola de samba fala de esporte, porque não o Brasil ter uma Olimpíada? Por isso que o COB entende que o desfile é um elemento importante", acrescentou o carnavalesco, cujo enredo "Os deuses do Olimpo na terra do Carnaval: uma festa do esporte, saúde e beleza" terá dois carros-alegóricos sobre o Pan, um deles com a presença dos ginastas Diego e Danielle Hypólito.

Além de declarar seu apoio, Nuzman prometeu à Portela levar o suporte do Comitê Olímpico Internacional ao desfile da escola. Segundo Mello, a apresentação da escola será levada em vídeo e fotos para o museu da entidade olímpica, em Laussane, na Suíça.

Do COB, a Portela recebeu apoio de pesquisa esportiva, assessoria técnica e a ajuda na fomentação de atletas para o desfile. Além dos Hypólito, a também ginasta Daiane dos Santos e a saltadora Juliana Velloso estão entre os 12 atletas classificados para o Pan que estarão na avenida.

A ajuda financeira veio do Ministério do Esporte, que já investe R$ 1,5 bilhão na realização do Pan-Americano, e de outras empresas esportivas, empurradas pelo aval de Nuzman. O próprio ministro do Esporte, Orlando Silva, esteve no barracão da escola no mês passado e vestiu a camisa portelense.

"O ministério do Esporte está investindo pela promoção do Pan, e além disso, um dos fatos importantes para o país sediar uma Olimpíada é o país querer, e o desfile da Portela demonstra isso", afirmou Mello, que além do Pan levará para a avenida atletas de academia malhando em bicicletas ergométricas e esteiras.

Os irmãos Hypólito passarão o desfile realizando exercício acrobáticos numa barra em cima de um carro alegórico que representa diversas modalidades esportivas, como hipismo, natação e saltos ornamentais.

Durante ensaio técnico da escola na Sapucaí, mas ainda sem o carro, Diego comemorou o apoio da escola ao esporte. "Vou estar junto com a minha irmã no carro, vai ser muito legal. Nada mais bonito do que a Portela homenageando os Jogos Pan-Americanos, que vão ser na nossa casa", afirmou.
 

Reuters

Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.