Fale conosco
Sites relacionados
Rio de Janeiro
Segunda, 22 de janeiro de 2007, 08h46 
Comissão da Grande Rio usará formigas em desfile
 
 Últimas de Rio de Janeiro
» CORREÇÃO: Beija-Flor conquista quarto título no século XXI
» Grazi Massafera previu queda na Sapucaí
» Piovani vira diabinha em camarote no Rio
» Beija-Flor exibe sua supremacia no desfile das campeãs
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Muita gente conhece ele das aulas de expressão corporal dada aos participantes do seriado da TV Globo Fama. Mas no mundo do samba, Renato Vieira, é o coreógrafo da comissão de frente da Grande Rio. Longe dos programas de TV e das peças de teatro, ele se prepara para atuar pelo quinto ano consecutivo no carnaval.

Leia mais notícias do O Dia

Depois de apresentar ocas gigantescas em 2006, a aposta, este ano, será nos movimentos de cada integrante do grupo. "Nossos homens serão formigas. Vamos mostrar o trabalho operário que cada inseto faz para sobreviver e ao mesmo tempo fazendo uma alusão aos verdadeiros trabalhadores da cidade, no caso Caxias", explica.

Cada "formiga" usará um macacão de lycra e fará movimentos com laranjas infláveis, que terão 1m40 de diâmetro cada.

Acostumado a brilhar por traz dos panos assinando a coreografia de espetáculos, Renato promete transpor a magia dos palcos para a Sapucaí.

"Dou para o público a sofisticação que levo para os palcos quando monto algum espetáculo. Não posso fazer um trabalho menor do que o de uma ópera ou um musical. Se temos um elenco de 4 mil pessoas na Avenida durante o desfile, que temos que fazer algo à altura na frente da escola", analisa.

Se no primeiro ensaio em dezembro, o grupo passou apagado, dessa vez mostrou que o vice-campeonato de 2006 aumentou a garra de seus integrantes ainda mais. Com uma carga intensa de esforços físicos, a comissão da tricolor de Caxias arrancou aplausos das arquibancadas. Mesmo assim, ainda há coisa para aprimorar.

"Tivemos pequenos erros durante o ensaio. A cada passagem pelas cabines de jurados achei que podíamos render melhor. Como falta menos de um mês para o carnaval, vamos aumentar a rotinha de ensaios e tudo dará certo no dia", diz Renato.
 

O Dia

© Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.