Fale conosco
Sites relacionados
Recife e Olinda
Quarta, 17 de janeiro de 2007, 10h35 
Frevo completa 100 anos e ganha comemoração
 
Divulgação
Garota dança frevo na rua de Recife
Garota dança frevo na rua de Recife
 Últimas de Recife e Olinda
» Recife encerra folia com reverência ao frevo
» Bonecos gigantes se encontram no Marco Zero
» Zeca Baleiro e Alceu Valença agitam Recife
» Entidade denuncia trabalho infantil no Carnaval do Recife
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Paralelamente ao Carnaval, ocorrem em Recife e Olinda - entre janeiro e fevereiro - comemorações pelos 100 anos do frevo.

Na primeira cidade, a festa principal será realizada no dia 9 de fevereiro - exatamente um século depois de a palavra aparecer em um jornal local.

O projeto da Prefeitura de Recife inclui 25 ações, entre elas um festival de música carnavalesca, o lançamento de um CD e a publicação de um livro.

Em Olinda, a manifestação artística é o tema principal do Carnaval. Além dos blocos tradicionais, festas promoverão as danças e os ritmos característicos.

Além disso, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está analisando documentação para que frevo se torne patrimônio imaterial do Brasil.

Segundo o historiador Leonardo Dantas Silva, que escreveu o livro Carnavais do Recife, o termo "frevo" veio da palavra "fervo". A manifestação se consolidou quando a classe mais humilde da sociedade passou a errar a pronúncia do verbo "ferver", trocando-o por palavras como "frever" ou "efrevescente".
 

Redação Terra